segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A trajetória de Emilio Pucci.....

Pucci nasceu em Florença em 1914 em uma família nobre italiana velha . Seu nome completo é Marquês Emilio Pucci Barsento . Ele cresceu em um ambiente extremamente privilegiada, no coração da aristocracia florentina . De uma boa família, Pucci foi  um bom atleta e foi membro da equipe olímpica de esqui em 1932. Depois , seguiu seus estudos na Universidade de Milão, onde concluiu seu doutorado em Ciências Políticas em 1937.
Tradição familiar e educação patriótica obrigou-o a ingressar no exército em 1938 , onde se tornou um membro da Força Aérea. Ele participou da Segunda Guerra Mundial como piloto de bombardeiro, que foi seguido por tempos difíceis, quando ele defendeu as idéias fascistas e cresceu perto da família Mussolini. Ele terminou a guerra como um capitão condecorado por sua bravura . Em seus 30 anos na euforia do pós-guerra , vivia um jovem de ouro, cheio das melhores que a alta sociedade tinha para oferecer.
A primeira roupa desenhada por Pucci foram para a equipe de esqui Reed College.Mas seus desenhos ganharao mais atenção em 1947, quando ele estava de licença em Zermatt, na Suíça.O Skiwear que ele havia projetado para uma amiga foi fotografada por Toni Frissell, um fotógrafo que trabalhava para a Harper’s Bazaar.O editor Frissell pediu para Pucci projetar um skiwear para uma história da União Europeia, A Moda Inverno, que decorreu no inverno 1948 da Bazaar. Embora tenha havido alguns experimentos com tecidos elásticos na Europa antes da guerra, o design elegante Pucci causou sensação, e recebeu várias ofertas de fabricantes norte-americanos para produzi-los.Ao contrário, ele deixou a Força Aérea e criou uma casa de alta costura no balneário de moda Canzone del Mare, na ilha de Capri.
Inicialmente, ele usou seus conhecimentos de tecidos elásticos para produzir uma linha de banho em 1949, mas logo se mudou para outros itens, tais como lenços de seda coloridos, com estampas corajosamente ousadas. Stanley Marcus da Neiman Marcus encorajou-o a usar os desenhos nas blusas e, em seguida, uma linha popular de rugas vestidos de seda impresso . Pucci abriu uma boutique em Roma como o negócio prosperou, ajudado pelo papel Capri como um destino para o jet set internacional. Até o início dos anos 50, Pucci foi reconhecido internacionalmente, recebendo o Prêmio Neiman-Marcus em Dallas e os Burdine Sunshine’s Award, em Miami. Marilyn Monroe foi enterrada em um de seus vestidos, e seus desenhos foram usados por todos, de Sophia Loren a Jackie Kennedy e ícones pop como Madonna no início dos anos 1990.
Em 1959, Pucci decidiu criar uma linha de lingerie. Seu ateliê em Roma, aconselhou-o a desenvolver a linha no exterior, evitando as dificuldades de uma década antes, em correspondência tecidos disponíveis para os modelos de sua linha de banho primeiro. Como resultado, Pucci passou a dar para Chicago o contrato de lingerie para as usinas Formfit-Rogers. A empresa provou ser um sucesso, e Pucci foi eleito vice-presidente responsável pelo design e merchandising para a empresa um ano depois. Também em 1959, Pucci foi apresentado a Baronessa Cristina Nannini, uma baronesa Romana, em sua boutique em Capri. Pucci viria a casar com ela.Após a morte de Emílio, em 1992, sua filha, Laudomia Pucci, continuou a projetar sob o nome de Pucci. O francês Louis Vuitton-Moët-Hennessy império de luxo do Grupo bens adquiriram 67% da Pucci, em 2000. Laudomia tornou-se diretora de imagem, enquanto LVMH trouxe grandes estilistas como Christian Lacroix (diretor criativo 2002-5), e em Outubro de 2005 , Matthew Williamson e Peter Dundas a partir de 2009. Outros designers que trabalharam para a etiqueta inclui Stephan Janson e Júlio Espada.