sábado, 21 de maio de 2011

Diferença entre stylists e os personal stylists.


Os stylists trabalham com desfiles e editoriais de moda em revistas, catálogos e na publicidade. São eles que fazem aquelas montações glamurosas em que a roupa combina perfeitamente com o cenário, os casaizinhos fazem jogo de cores entre si e o mundo conspira a favor.

A modelo funciona como uma projeção do público final. Se o público muda, a roupa tem que mudar, mas se a modelo muda, a roupa não necessariamente será outra.

O foco do stylist não é a pessoa que está vestindo a peça, mas as que podem se identificar com aquela produção. Um styling é bem sucedido quando fala para o público da marca ou da revista. Para isso, vale fazer uma bainha falsa com pregador na calça, vale que o sapato não seja nada confortável para se passar dez horas em pé, vale que aquele cabelo maravilhoso não seja aprova d´água e que a saia arreste no chão.

O objetivo é emocionar, fazer pensar, inspirar, causar vontade. Muita gente sai de um desfile comentando “quem vai usar isso?”, mas ninguém disse que era para usar aquelas roupas daquela forma e daquele jeito! O stylist dispõe as peças da melhor maneira possível para o desfile, para apresentar um conceito. A vida prática não entra nessa história.


Já o personal stylist trabalha com a vida real. Para ele, nada no mundo importa, só aquele cliente em particular. Não importa se todo mundo está usando tal peça ou se o sapato tal é incrível se a peça em questão não orna o cliente ou se o sapato é super desconfortável e a cliente caminha o dia todo.

A personal stylist pega a moda e traduzir, garimpar, para uma pessoa específica. “O personal é tipo um filtro que recebe toda a informação de moda e deixa passar apenas o que tem a ver com a cliente”,